• Banner4
  • Banner Apostle
  • Banner2slo
  • Banner5slo
  • Banner Girls
  • Banner Slo 7
  • Banner5
  • Hungary3
  • Banner Int2
  • Banner4slo
  • Banner7

Peace Run ao serviço do g7+

 Click for French Version  ||    Click for English Version


g7+ Xanana Gusmão, figura eminente, junto dos Líderes Timorenses segurando a Tocha da Paz

1. Introdução

A Oneness-Home Peace Run de Sri Chinmoy, é uma corrida de estafeta global que personifica a universalidade humana e a sua aspiração pela paz. Desde o seu início, em 1987, a Corrida já percorreu mais de 160 nações e tocou a vida de milhões de pessoas. A Peace Run esforça-se por criar e levar a boa vontade a todos os povos, de todas as nações. A Peace Run foi fundada pelo Sonhador pela Paz Mundial Sri Chinmoy como uma maneira de dar forma a um espírito dinâmico de amizade e harmonia global através da corrida contando, para tal, com pessoas de todas as nacionalidades, idades e crenças.


a. Como funciona: Os corredores transportam uma tocha – a Tocha da Paz. À medida que a tocha vai passando de mão em mão, de pessoa para pessoa, de nação para nação, cada indivíduo do mundo tem a oportunidade de transportar a chama, de dar um passo no alcance da paz e de sentir a sua unicidade com a aspiração universal das crianças, mulheres e homens de todo o mundo. Durante o decorrer da Peace Run todos têm a oportunidade de expressarem as suas esperanças e os seus sonhos para, assim, contribuírem para a paz no mundo.

b. Como participar:  A participação é simples. Existem voluntários da Peace Run que, de boa vontade e com alegria, levam a Tocha da Paz ao seu país. Caso pretenda que a Peace Run passe pelo seu país, por favor preencha o formulário abaixo. Podemos, em conjunto, trabalhar na criação de um evento e alguns dos nossos voluntários irão representar a Peace Run no seu país. Por favor tenha em atenção que somos uma organização sem grandes patrocinadores ou com grandes orçamentos. Consideramos que os eventos simples e provenientes do coração são a chave para conservarmos a pureza e a beleza da experiência tal como foi visionada pelo nosso fundador Sri Chinmoy.

Estudantes das Ilhas Salomão seguram a tocha

2. Organizando a Peace Run

O envolvimento e a participação de toda a comunidade é o elemento chave de toda a corrida.


Sessão de boas vindas à Equipa Europeia no Senado Checo

a. Abertura ao mais alto nível:  Os líderes de cada país podem dar as boas vindas à Peace Run e acender a Tocha da Paz. Um coro infantil pode fazer uma apresentação, líderes e atletas de elite podem transportar a tocha numa caminhada simbólica (500m). As crianças recebem a tocha dos seus líderes nacionais. A comunicação social de cada país é convidada a cobrir o evento.

Estudantes passam a tocha numa apresentação da Peace Run em Cabo Verde

b. Visita às escolas: Os nossos voluntários internacionais oferecem muita alegria, inspiração e apresentações educacionais sobre a Peace Run, focando a paz interior. Os estudantes são convidados a partilhar as suas reflexões sobre a paz através de apresentações culturais e artísticas, tais como a música, a dança, textos livres e ainda pinturas e desenhos. São ainda convidados alguns  atletas e artistas para se juntarem à equipa de voluntários, no sentido de nos acompanharem às escolas.


g7+ Xanana Gusmão juntam-se aos cidadãos timorenses na Corrida/Caminhada da Paz de 5 km

c. Corrida/Caminhada Comunitária: Todas as organizações comunitárias e os cidadãos individuais são convidados a participar na corrida/caminhada de 5 km, juntando-se assim aos líderes e atletas de elite na busca incansável pela Paz mundial. O evento poderá terminar com um espetáculo de música e dança.

        O corredor da Peace Run balinês, Putu Ekawati, é entrevistado por Larry Potash para a WGN-TV Morning News de Chicago

d. Comunicação Social: A cobertura por parte das estações televisivas, rádios e imprensa escrita desempenha um papel muito importante uma vez que serve de amplificador da mensagem a transmitir, incitando e encorajando à participação e entrega pessoal por parte de toda a comunidade local.

7000 desenhos elaborados por crianças de mais de 35 nacionalidades expostas no Coliseu de Roma

3. As cores da Paz (Colours of Peace) – a 21 de Setembro celebra-se o Dia Internacional da Paz das Nações Unidas 

Em estreita colaboração com a organização administrativa do Coliseu de Roma foi criada uma exibição onde estão expostos mais de 7000 peças de artes manuais executadas por crianças de mais de 35 nacionalidades diferentes. Todos os anos, a 21 de Setembro, esta exposição circunda o Coliseu servindo de inspiração a todos os que por lá passam.

a. Convidamo-vos a juntarem-se às “As cores da Paz no Coliseu” podendo, para o efeito, submeterem uma seleção de 20 trabalhos para exibição. Será fornecida mais informação à pessoa dada como nome de referência.

b. Convidamo-vos a apresentar as vossas “Cores da Paz nos Parlamentos”, uma exibição de 100 desenhos sobre a Paz feitos por crianças de 100 países, e que serão expostos, no dia 21 de Setembro, nos Parlamentos de todo o mundo celebrando assim o Dia Internacional da Paz das Nações Unidas. A Peace Run fornecerá os desenhos e alguns textos que poderão ser adaptados de acordo com a mensagem a passar em cada Parlamento específico. A exposição poderá ser complementada com outros trabalhos feitos por crianças do seu país.

4. Orçamentos e assuntos financeiros

a. Somos uma entidade sem fins lucrativos e optamos por evitar patrocínios.


b. A nossa equipa de voluntários utiliza os seus períodos de férias para estas atividades e paga os seus próprios voos. A nossa equipa, de bom grado, trata das suas refeições e acomodação.


c. Damo-nos conta, frequentemente, de que as experiências mais simples são também as mais ricas e profundas. Desejamos, por isso, colocarmo-nos ao serviço do seu país e que nos seja dada a honra de ver a sua nação a participar na Peace Run; assim, não é nossa intenção que o seu país tenha grandes gastos.

5. Próximos passos

a. Quem contactar: 

Por favor preencha o questionário em baixo.

O contacto inicial será feito pelo Diretor Executivo: Salil Wilson

email: salil@peacerun.org

WhatsApp e telemóvel:+1 646 327 2812


Será depois identificado um elemento da Peace Run que irá acompanhar todo o processo.