Professores e jovens líderes

Schools5 Children1 Schools6 Schools2

Inspirados pela mensagem A paz começa comigo! e através da apresentação dinâmica que procura envolver e educar crianças , mais de 25,000 escolas e grupos juvenis em todo o mundo têm recebido a  Peace Run.

O que acontece como preparar estudos de caso

O que acontece durante a visita da Peace Run?

Não existem 2 cerimónias iguais da Peace Run, mas aqui apresentamos algumas ideias que podem acontecer:

  • As crianças recebem os corredores com faixas da Peace Run, pombas e tochas de papel, desenhos, assim como outros trabalhos manuais alusivos à paz.
  • A nossa equipa internacional faz uma apresentação envolvente e divertida, podendo usar alguns jogos, cenas de teatro e música, adaptados a cada grupo etário.
  • Durante a cerimónia as crianças lêm textos, poemas e mensagens que escreveram sobre a paz, apresentam peças teatrais, dançam, cantam, tocam instrumentos.
  • Quando é possível oferecemos a todos a posssibilidade de segurarem a Tocha da Paz e correrem com ela.
  • Geralmente a Peace Run está cerca de 45-60 minutes em cada local, mas o espírito da corrida e a experiência da Paz permanece após a visita.

Prepação para a Peace Run

Quanto melhor se puderem preparar para um evento da Peace Run, mais todos irão receber no momento! Para ajudar , criámos 1-página com ideias para professores, mais uma checklist para preparar a visita (ambos em inglês).

Aqui estão algumas coisas que as pessoas já fizeram:


Aprender sobre a Peace Run

  • Convida as crianças a seguir a rota da Peace Run no mapa. Melhor ainda: Podes criar um mapa do mundo e do teu país e podes convidar as crianças a desenhar a rota!
  • Algumas questões a responder: Onde vamos começar? E terminar? Que localidades já visitámos?Quanto corremos num dia? - e mais importante: Porque corremos?

Poesia, escrita e trabalhos manuais sobre Paz

  • Encoraja  as crianças a escrever poesia, orações, ideias, e a criar arte sobre a paz mundial que possa ser lida e partilhada. Bons tópicos são: O que significa para mim a paz? - O que posso fazer para ajudar a criar um mundo com mais paz? vê trabalhos de outras escolas »
  • Algumas escolas fizeram um projeto artistico da turma, no qual cada criança dá um contributo para um projeto comum...
  • Podes expor na tua escola ou até no jornal local, os trabalhos realizados. 
  • E claro que os corredores da paz irão adorar ver esses trabalhos durante a visita. E se não  pudermos fazer uma visita, ainda assim gostaríamos de ver as vossas inspirações! Se achares apropriado podemos colocar no nosso website as vossas atividades e histórias para que crianças de outros países as vejam e apreciem. Contacta-nos e logo vemos a melhor maneira de fazer isto acontcer.

Aprender sobre os países

Convida os estudantes a escolher um país ou vários e pesquisem sobre a sua cultura e o que já fizeram para promover a paz.

Se sabes que a Peace Run vai à tua escola podes procurar qual o país de origem dos corredores e talvez escolher alguns desses países para elaborar um projeto. Muitas das informações sobre os nossos corredores estão na página da equipa, e também poderás contactar-nos para obter uma lista atualizada.

Quando os estudantes selecionam um país, podem trabalhar em alguns destes projetos:

  • Investigar se a Peace Run já esteve nesse país. Em que localidades esteve? Com quem se encontrou? Consegues obter muita informação no nosso website - Quando visitamos um local, publicamos sempre um relatório da visita e desse dia. Encontra um dia ou uma visita que realmente te inspire.
  • Procura canções tradicionais, tradições ou jogos desse país.
  • Podes até contactar escolas que receberam a visita da Peace Run - até poderá ser possível, nós ajudar-mos nesse procedimento.
  • Quando a Peace Run chegar, os estudantes podem apresentar os seus trabalhos à comunidade educativa e à equipa da Peace Run, e até enviar-nos os vossos trabalhos para que possam ser apresentados no nosso website! 

Os estudantes descobrem a sua comunidade

A Peace Run permite a descoberta da bondade e da paz que existe no mundo à nossa volta, e é uma excelente oportunidade de convidar os alunos a refletir sobre a comunidade da qual fazem parte, através das seguintes questões:

  • Existe alguém na tua comunidade, ou alguém teu conhecido, que se dedica a trabalhar por um mundo melhor e que realmente te inspira? Alguém que faz as pessoas sentirem-se felizes e bem consigo mesmas? Com frequência ouvimos muitas notícias más e não prestamos atenção às coisas boas que as pessoas fazem. Ou então sentimos que essas coisas boas estão garantidas. Talvez possas elaborar um pequeno texto sobre essas pessoas, ou escrever um poema onde mostras a tua apreciação pelos seus esforços.
  • Talvez nós possamos oferecer a essa pessoa a nossa medalha Torch Bearer Award! Para saberes mais sobre este prémio e como nomear pessoas para o receber, consulta esta página»
  • E a tua escola? Que projetos tem que desenvolva a amizade e a união? Que tragam felicidade para a tua vida?
  • E tu? Talvez não penses nisso com frequência, mas devem existir algumas pessoas na tua vida - família e amigos - a quem tu transmites alegria e felicidade! Apenas por fazeres isso e apoiares essas pessoas já estás a contribuir para um mundo com mais paz e amor. E, quando percebes as coisas boas que já fazes sentes-te ainda mais inspirado para fazer mais!
  • Gostaríamos de ouvir sobre todas estas experiências quando formos à tua escola.

O que posso eu fazer para haver mais paz?

Pede aos alunos para observarem as suas próprias vidas e que reflitam sobre as suas interações com as pessoas, família, comunidade educativa, região e mundo em geral. A partir daqui eles poderão descobrir pequenas formas através das quais podem marcar a diferença no mundo.

  • Utiliza 5 minutos no final da aula para refletir sobre a qualidade que faz da tua escola um local mais feliz e pacifico. Por exemplo: Gratidão, empatia, perdão, bondade, paciência, compaixão, tolerância, altruísmo, integridade...
  • Pede aos alunos que pensem em 7 formas de tornar a escola um local com mais alegria e paz para todos. Cria um prémio para os alunos que sigam e implementem estas ideias. 
  • Pede aos alunos para fazerem um juramento pela paz. Cada aluno pode escrever a sua promessa e apresentá-la à equipa da Peace Run quando ela chegar à escola. Estes juramentos podem incluir: Sorrir mais em vez de mostrar cara zangada, visitar os vizinhos idosos, fazer voluntariado...

Paz através da música

Os corredores irão adorar assitir e ouvir quaisquer atuações sobre o tema da paz que a tua turma ou escola queiram apresentar!

E se quiserem podem até cantar as nossas canções Peace Run e World Harmony Run compostas por Sri Chinmoy. Elas são muito alegres e dinâmicas e mostram o verdadeiro espiríto da corrida da paz.

Mais sobre as canções


 Cultivando um sentimento de paz

A Peace Run procura desenvolver um sentimento de amizade e união dentro de cada um de nós, um sentimento de que o mundo é uma única família. Aqui encontras alguns exercicíos que podes fazer com a turma:

  • E se houvesse paz em todo o mundo? Podes utilizar um curto momento com a turma (30 segundos - 2 minutos) em silêncio, para imaginar como seria se vivessemos como uma familía mundial. Imagina as pessoas de todo o mundo felizes e a ajudarem-se mutuamente. Imagina todo o nosso planeta como uma grande comunidade, na qual cada a pessoa é respeitada e apreciada.
  • A Chama da paz. Quando necessites que os alunos estejam calmos e concentrados, usa 30 segundos para esta atividade de grupo. Pede-lhes que fechem os olhos e imaginem uma pequena chama - como a da tocha da paz- dentro do peito, no centro. Com algumas respirações profundas podem expandir a sensação de calor e brilho dessa chama, por todo o corpo, na sala de aula e até pelo mundo

  • Música para a Paz. Convida os alunos a fechar os olhos e a ouvir uma música calma e inspiradora, podendo no final refletirem sobre como a música os fez sentir. Temos algumas sugestões na página das crianças, que podes usar como orientação para os exercícios.

  • Uma afirmação de Paz Usa dois minutos para conversarem e repetirem uma afirmação positiva. Podes escolher algumas das apresentadas abaixo:
    “A única forma de ter amigos, é ser amigo.” —Ralph Waldo Emerson
    “Só é impossível até ao momento em que é feito” —Nelson Mandela
    ”É melhor acender uma vela que amaldiçoar a escuridão” —Eleanor Roosevelt
    “Aqueles que são felizes fazem os outros também felizes” —Anne Frank
    ”Que seja a hora de nós sonharmos com a paz mundial” — Sri Chinmoy


Estudo de Caso 1

Escola Secundária Morano, Caivano, Província de Nápoles, Itália

Eugenia Carfora
Diretora da Escola Secundária de Morano. 
A senhora Carfora, ou  “a diretora”, como toda a comunidade educativa a chama, transformou a escola na altura, um lugar delapidado, com baixa adesão escolar e alta incidência de crime, num instituto modelo no setor da educação, oferecendo às crianças uma nova possibilidade e uma vida melhor.

Em 2016, fui contactada pela Peace Run, disseram-me que iriam passar nesta zona e que gostariam de visitar a nossa escola. Gostei da ideia e fiquei fascinada pela abordagem da Peace Run sobre o ideal de paz e a possibilidade de dar aos alunos esperança e uma visão positiva do futuro. Nesta área (da Itália) as crianças necessitam de sonhar, de ter novos horizontes e serem capazes de imaginar uma vida diferente, melhor.

A Escola Secundária  Morano é uma escola profissional e em conjunto com os professores envolvemos todos os departamentos das escola - cozinha, mecânica, etc. Todos trabalharam em conjunto no projeto durante cerca de 6 meses. Um departamento preparou doces  sobre o tema da paz, em particular “Peace Run cupcakes”. Outro departamento utilizou materiais reciclados para mostrar que problemas podem ser transformados em recursos, criando objetos de design, peças de mobiliário, e até um vestido de casamento feito com papel reciclado!

Contactámos também, um diretor de vídeo italiano, bem conhecido de todos e criámos um vídeo sobre a temática da paz , mostrando como a paz pode ser um valor existente no dia a dia de cada estudante.

Para dar as boas vindas aos atletas, nós celebrámos o " Dia da Peace Run" no qual todo o trabalho dos alunos foi apresentado à equipa. Desenhos sobre a paz, músicas e poemas foram apresentados em palco. Uma delegação de 500 alunos de outras três escolas foram convidados a estar presentes, envolvendo assim no total, milhares de alunos. Representantes da Policia local e Deputados do Ministério da Educação também estiveram presentes no evento. 

A colaboração com a Peace Run tornou-se numa relação duradoura que envolveu alunos e professores de vários departamentos da escola. Através da Peace Run eu visualizei uma possibilidade para os alunos usarem o seu potencial construtivo, mesmo enfrentando as dificuldades que têm na sua vida diária.

Para mim paz é dar às crianças a luz da esperança na escuridão, e essa é a minha principal missão.

Em 2017, a Escola Secundária Morano  enviou uma delegação de 100 alunos até Roma para tratar do catering para a cerimónia de abertura do evento “Colours of Peace”, uma exibição de mais de  7000 desenhos sobre paz oriundos de 39 países e organizada pela Peace Run para celebrar o Dia Internacional da Paz da Nações Unidas. A escola também participou na exposição com desenhos e assistiu ao lançamento do filme internacional PMA (Peace Movie Award).

Recursos

Aqui encontras algumas coisas que te poderão ser úteis ao preparar o teu curriculum da Paz:

Documentos para imprimir e usar

Peace in 35 Languages

1. Afrikaans: Vrede 19. Thai: สันติภาพ (santipap)
2. Aragonese: Patz 20. Basque: Baké
3. Arabic: سلام (salām) 21. Persian/Farsi: صلح (solh)
4. Haitian Creole: Lapè 22. French: Paix
5. Aymara: Hacaña 23. Irish: Síocháin
6. Bulgarian: Мир (mir) 24. Manx: Shee
7. Bengali: শান্তি (śānti) 25. Hebrew: שלום (shalom)
8. Tibetan: ཞི་བདེ (zhi-bde) 26. Hindi: शांति (śānti)
9. Catalan: Pau 27. Igbo: Udo
10. Chamorro: Minaggen 28. Icelandic: Friður
11. Cherokee: ᏙᎯᏱ (dohiyi) 30. Japanese: 平和 (heiwa)
12. Welsh: heddwch 31. Maori: Rangima’arie, Nohopuku, Rongo
13. Danish: Fred 32. Dutch: Vrede
14. German: Friede 33. Polish: Pokój
15. Greek: Ειρήνη (iríni) 34. Russian: Мир (mir)
16. Esperanto: Paco 35. Scots: Pace
17. Spanish: Paz 36. Turkish: Barış
18. Portuguese: Paz 37. Italian: Pace

 


A Tocha enquanto um símbolo

(da Wikipedia) A tocha é um ícone que simboliza esperança e iluminação. 

Dessa forma a Estátua da Liberdade atualmente conhecida  “Liberty Enlightening the World”, levanta a sua tocha. Tochas invertidas em cruz apareceram em monumentos Romanos e Gregos como sinais de lamentação— uma tocha apontada para baixo simboliza a morte, enquanto que elevada simboliza a vida, a verdade e o poder regenerativo da chama. Nos selos das escolas nas Filipinas simboliza a visão da educação para oferecer a todos os alunos o conhecimento.

Uma Tocha que é transportada em estafeta por atletas entre países é usada para acender a Tocha Olímpica que se mantém acesa sem interrupção até ao final dos jogos. Estas tochas e a tradição da corrida em estafeta foram introduzidas em 1936 nas Olimpíadas de verão por Carl Diem, o Presidente do evento, porque durante a realização dos ancestrais jogos Olímpicos em Olympia, a chama sagrada mantinha-se acesa no interior do Templo de Hera, guardada sob a custódia das suas sacerdotisas.

Latest reports from Cape Verde - 2015

view all

Latest reports - around the world:

view all