Autoridades Locais

Mayor Belfast

Muitos dos nossos mais importantes eventos contaram com a parceria das Autarquias e Governos locais. Aqui encontras algumas ideias e exemplos de casos, dos nossos mais de 30 anos a correr com a Tocha da Paz através de cidades e vilas por todo o mundo....

Ideias exemplos


Ideias

Dar as boas vindas aos corredores 

A recepção pode ser através de um encontro com o Presidente da Autarquia,  em sede da Câmara Municipal e até  uma pequena corrida com a sua participação! Ou pode ser uma oportunidade de  mostrarem o que a localidade tem de melhor através da organização de uma cerimónia pública.

Envolver as crianças

Através de muitas formas e projetos as crianças e jovens estão no centro da atenção da Peace Run. A simplicidade, dinamismo e alegria da corrida criam uma experiência de profunda mudança na vida dos os nossos futuros sonhadores da paz e construtores da paz.

Temos projetos para todas as idades - podemos visitar escolas, campos de férias, grupos juvenis...o que quiserem!

Programas desportivos

Com frequência clubes locais desportivos e de corrida vêm ao nosso encontro à entrada das localidades e correm connosco até ao centro da localidade, oferecendo assim a todas as pessoas a oportunidade de correr com a Tocha da Paz. Também gostamos muito de participar em corridas oficiais com a Tocha.

Planta uma árvore pela paz

Temos muitas árvores dedicadas à paz em todo o mundo que foram plantadas aquando da visita da Peace Run à localidade. Depois ao longo dos anos estas árvores tornaram-se um local perfeito para fazer uma pausa e oferecer um momento de reflexão sobre as coisas que nos unem a todos como seres humanos.

Para dar um exemplo - todos os Municípios na Islândia têm agora a sua Árvore da Paz. Cada árvore tem uma placa na qual está escrito um pequeno e inspirador texto sobre a paz, juntamente com os logótipos da Peace Run e da Autarquia.


Caso 1: San Diego

  • Cinco meses de planeamento em coordenação com a escola San Diego Unified School District - a oitava maior escola dos EUA - resultou em visitas a 12 escolas durante quatro dias contactando com mais de  7000 crianças, jovens  e adultos.
  • Reuniões prévias com um grupo responsável pela organização do evento em cada escola, resultou num envolvimento muito significativo dos professores e consequentemente uma preparação excelente dos alunos.
  • Participação num  projeto de arte e poesia a nível distrital,  do qual  foram selecionados trabalhos que estiverem presentes na exposição internacional no Coliseu de Roma.
  • Grande Final: Noite de Excelência um evento dos alunos, no qual foram apresentadas diversas e criativas expressões de arte através da música, dança, e canto. Uma excelente oportunidade de participação também para os professores e familiares.

APOIO: Supervisor do evento: San Diego Unified School District
COLABORAÇÃO: Departamento de audiovisual e de artes da escola: San Diego Unified School District
ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS: Fundação Al Oerter Foundation, Art of the Olympians

Cindy Marten
Educadora, Professora e Supervisora da escola San Diego Unified School District (à data, deputada da Secretaria de Estado da Educação do EUA)

" Falo em nome do Conselho de Educação e falo como educadora, professora e supervisora  da escola San Diego Unified School District, quando me refiro ao trabalho que emerge através da Peace Run.

Conheci pela primeira vez a Peace Run quando era a Diretora do 1º Ciclo. A equipa veio à nossa escola e os estudantes escreveram sobre o significado da paz. E começámos a imaginar a paz, não apenas na nossa escola, mas também na nossa cidade, no nosso país e no mundo inteiro.

Assim como a Tocha literalmente atravessa o mundo espalhando a paz, também cada pessoa encontra a sua própria forma de se comprometer com a paz, seja através da arte, dança, música, através da palavra falada ou escrita. O que aprendemos com a Peace Run é que a Paz vem do nosso interior e nós expressamos-la de múltiplas formas. Expressamos-la desde o interior dos nossos corações ao manifestar os nossos desejos e intenções por um mundo mais belo. Eu vi isso acontecer na nossa localidade e seria maravilhoso se isto pudesse percorrer todo o distrito. 

O que realmente acaba por acontecer, é que a nível de todo o distrito cada criança individualmente, começa a refletir sobre a paz. E nós sabemos que quando tens um desejo por algo e sentes que esse desejo é profundo e intenso, nem sempre sabes quando ou como se vai tornar realidade, mas se acreditas nesse desejo, se te manténs fiel nessa convicção e te juntas a pessoas com a mesma intenção, algo começa a acontecer. E, isso é aquilo que tu nunca poderias prever.

Observar as crianças em 12 escolas, refletindo sobre a paz e levando a paz às suas comunidades, eu sei que vai produzir mudança. E hoje mais do que nunca, precisamos de paz! - Uma criança, um pensamento, uma ação e como a Peace Run nos ensina - Um passo de cada vez. Um passo que começa em cada um de nós.

Estou tão agradecida por fazer parte de tudo isto e do trabalho que foi realizado. Muito obrigada a todos!"

Discurso realizado na cerimónia da Peace Run em San Diego, a 23 de março, 2017.


Caso 2: Timor-Leste

Três dias com eventos governamentais a nível nacional e local, visitas a escolas, eventos de desporto e de música na capital em Díli e nas regiões vizinhas Liquica e Maubara.

  • Cerímónia inaugural no Parlamento Nacional com o Primeiro Ministro, Sua Excelência Rui Maria de Araújo e o Presidente do Parlamento, Sua Excelência Adérito Hugo da Costa. Foi realizado o acender da Tocha apresentações culturais e tradicionais seguido de um trajeto de 1 km com a massiva participação dos líderes do país, funcionários do governo, atletas nacionais, organizações civis e desportivas. 

  • Visitas às escolas – 11 escolas durante três dias, realizaram numerosas apresentações feitas pelos estudantes, com música, canto, dança, prosa e trabalhos artísticos.

  • Corrida/caminhada comunitária – 5 km de corrida/caminhada pelas ruas de Dili, a capital, envolvendo vários grupos comunitários que se foram juntando ao longo do trajeto. O herói Nacional Xanana Gusmão e o Presidente do Parlamento participaram em todo o evento (fotografia). Esta corrida/caminhada culminou com um concerto, dança e entrega de prémios.

APOIO: Primeiro Ministro, Presidente do Parlamento
COLABORAÇÃO: Departamento da Juventude e Desporto
ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS: Departamento do Turismo, Departamento da Polícia e Departamento da Educação

Mara Bernardes de Sá
Colaboradora local da Peace, Timor-Leste

O meu papel na Peace Run começou formalmente numa reunião com os responsáveis dos Departamentos da Juventude e Desporto, Turismo, Educação e Polícia. Nesta reunião as prioridades e os principais aspetos da Peace Run foram analisados e os passos seguintes planeados  

Como colaboradora local, a minha função for articular com os diversos departamentos assim como desenvolver e organizar os eventos propostos.

Comecei por planear as visitas da Peace Run às escolas, uma vez que esta é a sua função central. Selecionámos escolas na região da capital bem como em alguns distritos mais afastados.

Depois  pensámos no lançamento oficial da Peace Run envolvendo o Primeiro Ministro e o Presidente do Parlamento e alunos das escolas assim como vários deputados.

Para mim o ponto alto, foi o evento final da Peace Run – a corrida/caminhada de 5 km através das ruas da capital Díli – a nossa capital. Envolvemos muitos grupos comunitários que se juntaram a nós ao longo do trajeto e senti muito orgulho por o líder histórico e o Primeiro Presidente de Timor-Leste, Xanana Gusmão, ter completado a distância total. Os 5 km de caminhada culminaram num evento com apresentações de dança e música tradicional – foi muito divertido e a forma apropriada de terminar os maravilhosos dias que estivemos com a Peace Run.

A Peace Run é um projeto muito efetivo e frutífero que aumenta e aprofunda todos os esforços para promover uma cultura de paz e entendimento entre todos os habitantes de uma nação.

Mais de 700 alunos da Escola Básica e Secundária Católica São Inácio de Loiola, Kasait,  num momento de silêncio e paz para o mundo.

Latest reports - around the world:

view all